Portos e terminais de balsa de Helsinque

Última atualização

Dentro de Helsinque, existem atualmente quatro portos e seis terminais para pegar uma balsa de passageiros. Isso pode mudar, no entanto, conforme os operadores de balsas entram e saem de cena. Atualmente existe:

  • Vuosaari - Terminal Hansa
  • Katajanokka
  • Porto Sul - Terminal Olypmia
  • Porto Sul - Terminal Makasiini
  • West Harbor - Terminal 1
  • West Harbor - Terminal 2

Saber o terminal de balsas correto é muito importante, pois eles estão distribuídos pela cidade. Use este mapa e nosso guia abaixo para saber a qual terminal de balsas você pertence.

Map of Helsinki with ferry ports marked.
Mapa de Helsinque com os portos de balsa marcados.

Terminal Hansa, Helsinque Vuosaari

O porto de Vuosaari é o principal porto de carga de Helsinque, localizado nos subúrbios orientais. Muitos grandes navios de carga fazem escala aqui. Além disso, as balsas de passageiros da Finnlines (indo de / para Lübeck / Travemünde Alemanha), Finbo Cargo (indo para / de Tallinn-Muuga) e Tallink-Silja (também de / para Tallinn-Muuga) operam aqui. As balsas de / para o porto de Tallinn-Muuga são restritas a passageiros que viajam com veículos.

Devido à sua localização nos arredores de Helsinque, é melhor pegar essas balsas se você estiver viajando com um veículo, para evitar o congestionamento do centro da cidade. No entanto, é possível chegar ao porto sem veículo, pegando o metrô até a parada final e, em seguida, pegando um ônibus rápido.

Mais informações aqui

Terminal de Katajanokka, Helsinque Katajanokka

O Terminal de Katajanokka está localizado a cerca de 2 km do centro de Helsinque. É essencialmente no centro, localizado um pouco além do antigo mercado e Allas Sea Pool na ilha de Katajanokka. A Viking Line é atualmente a única operadora comercial saindo daqui, com navios partindo para Tallinn e Estocolmo. O Terminal Katajanokka pode ser facilmente alcançado caminhando 20 minutos a partir da estação ferroviária central, ou de bonde (não há ônibus aqui). Esteja ciente de que o bonde pode encher bastante antes das partidas.

Mais informações aqui
Aboard a ferry docked at Olypmia Terminal, towards the left is Makasiini terminal, and to the right, a Viking Line ship docked at Katajanokka.
Aboard a ferry docked at Olypmia Terminal, towards the left is Makasiini terminal, and to the right, a Viking Line ship docked at Katajanokka.

Terminal Olympia, Porto Sul de Helsinque

O Terminal Olympia também está muito perto do centro de Helsinque. Enquanto Katajanokka se estende a leste do antigo mercado, South Harbour vai para o sul a partir do antigo mercado. Do Terminal Olympia, a única balsa com serviço regular de passageiros, é a partida diária de Tallink-Silja de / para Estocolmo. O terminal Olympia pode ser alcançado de bonde ou caminhando em 20 minutos a partir da estação ferroviária central.

Mais informações aqui

Terminal Makasiini, Porto Sul de Helsinque

Makasiini é o terminal de balsas mais próximo do centro da cidade, localizado em South Harbour, entre o antigo mercado e o Terminal Olympia. Atualmente, a única balsa operando aqui é a St. Peter Line, que parte para São Petersburgo com bastante frequência, bem como raramente para Tallinn e Estocolmo.

Mais informações aqui

Terminal 1, Porto Oeste de Helsinque

O Porto Ocidental de Helsinque fica no final da área de Jätkäsaari, onde dois novos terminais de balsas foram construídos. O Terminal 1 é o mais próximo do centro da cidade e atualmente serve as balsas Tallink-Silja para Tallinn. Ele pode ser alcançado de bonde ou em cerca de 40 minutos a pé da estação ferroviária central.

Mais informações aqui
View towards Jätkäsaari and West Harbour, with Terminal 2 closest, and Terminal 1 in the background.
View towards Jätkäsaari and West Harbour, with Terminal 2 closest, and Terminal 1 in the background.

Terminal 2, Porto Oeste de Helsinque

O Terminal 2 do Porto Oeste de Helsinque está localizado ao lado do Terminal 1. É um novo e impressionante terminal de balsas de passageiros que serve balsas da Linha Tallink-Silja e da Linha Eckerö. Pode ser alcançado a partir do mesmo eléctrico do Terminal 1, apenas uma paragem extra (e a última), ou caminhando cerca de 45 minutos a partir da estação ferroviária central.

Mais informações aqui
As cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, aceita o uso de cookies. Mais informações