Portos e terminais de balsas de Estocolmo

Última atualização

Estocolmo é um centro de transporte de passageiros em balsas no Mar Báltico, com balsas que partem em alta frequência de muitos portos para muitos locais na Suécia e em todo o Mar Báltico. Em Estocolmo, é especialmente importante observar de onde sua balsa está partindo, pois ela pode estar perto do centro da cidade e pode estar a 100 quilômetros de distância. Apesar de muitos portos em uma grande região, geralmente é possível conseguir uma conexão de ônibus do centro de Estocolmo com a operadora da balsa, bem como opções de transporte público.

Os seis portos a seguir são aqueles que atendem ao tráfego regular de balsas de passageiros e veículos em Estocolmo, ordenados de norte a sul:

  • Grisslehamn - uma pequena cidade localizada a cerca de 100 km de Estocolmo
  • Kapellskär - uma pequena cidade localizada a cerca de 80 km de Estocolmo
  • Värtahamnen - Centro da cidade
  • Frihamnen - Centro da Cidade
  • Stadsgården - Centro da cidade
  • Nynäshamn - uma pequena cidade localizada a cerca de 60 km ao sul de Estocolmo

Vamos entrar nisso.

Map of Stockholm County with Stockholm's passenger ferry ports marked
Mapa do Condado de Estocolmo com os portos de ferry de passageiros de Estocolmo marcados.

Grisslehamn

Grisslehamn é uma pequena cidade no extremo norte do Condado de Estocolmo. Grisslehamn fica a mais de 100 km ao norte do centro da cidade de Estocolmo, tornando-se o porto de passageiros mais distante a ser agrupado com Estocolmo. Eckerö Linjen opera uma balsa diária entre Grisslehamn e Eckerö, em Åland (Finlândia).

Uma conexão de ônibus é oferecida pela Eckerö Linjen, conectando Grisslehamn a Estocolmo, Norrtälje e Uppsala em coordenação com os horários de partida.

Kapellskär

Kapellskär está localizado a mais de 80 km ao norte do centro de Estocolmo. Finnlines faz escala aqui, com seus navios partindo para Turku (Naantali) via Åland. A Viking Line também tem algumas operações daqui, indo para Åland também. Também é possível chegar a Paldiski, Estônia com DFDS.

Várias conexões de barramento são oferecidas.

Map of Stockholm city center with Värtahamnen, Frihamnen, and Stadsgården ports marked.
Map of Stockholm city center with Värtahamnen, Frihamnen, and Stadsgården ports marked.

Värtahamnen

Värtahamnen é o principal porto de Tallink-Silja em Estocolmo, com navios que vão para Helsinque, Turku, Åland, Riga e Tallinn. Existem ônibus de transferência disponíveis de Tallink-Silja que vão direto para o centro da cidade, caso contrário, pegue um ônibus local ou caminhe 500 m até o metrô Gärdet, que o conectará ao centro rapidamente. Observe também que haverá centenas, senão milhares de pessoas indo para o ônibus e o metrô quando o navio chegar, então pode ser útil ter um bilhete com antecedência e planejar sua rota.

Frihamnen

Frihamnen fica bem perto de Värtahamnen e é o porto de Estocolmo para a St. Peter Line (navios para Helsinque e depois para São Petersburgo), bem como para a grande maioria dos navios de cruzeiro que visitam Estocolmo durante todo o ano. Semelhante a Värtahamnen, existem ônibus de conexão disponíveis, bem como a opção de metrô.

Stadsgården

Stadsgården é o porto de balsas de passageiros mais próximo de Gamla Stan, o centro histórico de Estocolmo. A Viking Line opera a partir daqui, com navios partindo para Åland, Turku e Helsinque. Ônibus locais estão disponíveis, assim como ônibus de transferência operados com a Viking Line. O porto está localizado a cerca de 20 minutos a pé de Gamla Stan e a 45 minutos do T-Centralen.

Não há uma conexão de metrô conveniente para Stadsgården, portanto, ônibus ou a pé é a única opção viável. Planejar com antecedência!

Departing Stockholm aboard a ferry from Stadsgården port.
Departing Stockholm aboard a ferry from Stadsgården port.

Nynäshamn

Nynäshamn está localizada 60 km ao sul de Estocolmo. Muitos navios de cruzeiro atracam em Nynäshamn ao visitar Estocolmo, assim como a Stena Line (com conexões para Ventspils, na Letônia) e a Destination Gotland Ferries (com conexões para Gotland).

Como nos outros portos, os traslados de ônibus são oferecidos e organizados pelas operadoras de acordo com os horários de chegada e partida da balsa. Nynäshamn também tem uma estação de metrô de superfície, que pode levá-lo a Estocolmo em cerca de uma hora.

As cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, aceita o uso de cookies. Mais informações